Blockchain está ganhando espaço no mundo dos negócios e a contabilidade não é exceção

Compartilhe este artigo

A blockchain tem grande potencial para revolucionar o universo contábil nos próximos anos, fornecendo um meio mais eficiente de armazenar e processar registros financeiros para fins fiscais.

Afinal de contas, a tecnologia pode proteger as transações lançadas contra-ataques cibernéticos, agilizar os processos contábeis e tornar os dados mais transparentes. Como resultado, os escritórios de contabilidade podem oferecer um serviço mais seguro e confiável aos seus clientes.

É justamente nessa perspectiva que o Grupo PRF pretende implantar a inovação a partir do segundo semestre. Concebida originalmente em 2008 para servir como uma espécie de livro-razão das transações envolvendo a moeda digital bitcoin, a blockchain também vem sendo utilizada em variados segmentos, como finanças, advocacia, construção civil e logística, entre outros.

Nela, cada transação é agrupada em um “bloco” e esses blocos são encadeados e protegidos por criptografia. Ou seja, uma vez que um registro é adicionado à blockchain, ele não pode ser alterado ou excluído, evitando a ação de fraudadores.

Por ser uma tecnologia descentralizada e que não pertence a nenhuma empresa, entidade ou órgão estatal, ela permite a criação de registros financeiros públicos que podem ser verificados por qualquer pessoa autorizada.

Além disso, as transações financeiras podem ser processadas rapidamente, 24 horas por dia, sete dias por semana, aumentando a precisão dos registros contábeis e facilitando auditorias e fiscalizações.

No entanto, ainda há muitos desafios a serem superados antes que a blockchain possa ser amplamente utilizada na contabilidade. É preciso que os governos e órgãos fiscalizadores reconheçam o valor e a aplicabilidade da tecnologia, para que possam regular e fiscalizar adequadamente os registros contábeis e fiscais lançados nessa imensa rede de blocos criptografados.

Ademais, é necessário que haja uma ampla aceitação da tecnologia entre os escritórios de contabilidade e as empresas.

Entretanto, uma vez superados esses obstáculos, a tendência é que os processos contábeis se tornem bem mais eficientes e menos burocráticos.

Graças à sua capacidade de criar registros seguros, confiáveis e imutáveis, bem como sua capacidade de automatizar muitos processos, a blockchain poderia tornar mais dinâmicos os procedimentos como abertura de firmas e verificação de autenticidade de documentos, por exemplo.

Enfim, estamos ansiosos para fazer nosso papel na evolução da blockchain no Brasil e ver as futuras conquistas e inovações que esse promissor sistema de registro distribuído trará para a área contábil e outros setores da nossa economia.


Compartilhe este artigo